Pessoas que vêem unicórnios

Todos sabem que o unicórnio é um ser sobrenatural e auspicioso. Assim cantam as odes, mencionam os anais, aparecem em numerosas biografias, notas e obras similares. Das mulheres do povo até as crianças, todas sabem que o unicórnio constitui um pressagio favorável.

Mas este não figura entre os animais domésticos, e nem sempre se vêem unicórnios no mundo; por isso, seu aspecto não se presta a classificação. Não é como um cavalo ou um boi, um cão ou um porco, um lobo ou cervo. Assim sendo, quem se encontrar na presença de um unicórnio dificilmente vai saber do que se trata. Os animais com chifres são bovinos; com crinas, são cavalos; o porco, o cão, o lobo e o cervo, todos os conhecem. Somente o unicórnio é desconhecido. Pode-se dizer, portanto, que a única verdade sobre o unicórnio é sua virtude, e não seu aspecto. Se ele aparecer sem que haja um sábio para reconhecê-lo, não seria natural que as pessoas o achassem estranho e até mesmo azarado?

Hanyu

Não há diferença entre os que acreditam em mitos e superstições e aqueles que desconhecem as coisas. Quantas pessoas se comprazem em discutir sobre o que não sabem! Existem pessoas que gostam de conversar para aprender; mas os ignorantes gostam de conversar para afirmar seus pontos de vista. Os imbecis chegam ao absurdo de avaliar aos outros sem saber do assunto tratado; e afirmam seu desconhecimento por meio da maioria de seus colegas, que desconhecem tanto quanto eles. Os tolos podem afirmar terem visto um unicórnio, ou supor como ele é, mesmo sem tê-lo visto. Por estas razões que, ao decidir sobre coisas fundamentais sobre o futuro, estas mesmas pessoas só vêem seus próprios interesses, de modo imediato, sem perceber que adiante suas falhas se voltarão contra si mesmos. Não há reciprocidade na ignorância e na fealdade. Os ignorantes se associam em função de falsas pretensões, e por isso formam escolas. Mas o resultado final de seus projetos é a ineficácia ou mesmo a desgraça completa. Os idiotas têm seus discípulos, que nada conquistam; mas eles acreditam piamente estarem vendo unicórnios, na sua mais abissal ignorância. No dia, pois, em que o conhecimento lhes encara, o desconforto é absoluto, e eles não podem enxergar nada de bom na sabedoria... ou seria a sabedoria um unicórnio? Apenas o sábio sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.